Ir direto para menu de acessibilidade.
> Página inicial > Notícias Destaque > Mais Notícias > Anatel participa da Conferência CYBERTECH em Israel

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Anatel participa da Conferência CYBERTECH em Israel

Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 14h56 | Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 20h46 | Acessos: 758

Participação do presidente da Anatel, Leonardo de Morais, na CYBERTECH Tel Aviv 2020

A convite da Embaixada de Israel no Brasil, a delegação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), chefiada pelo presidente Leonardo de Morais, participou, de 28 a 30 de janeiro de 2020, da conferência CYBERTECH Tel Aviv 2020, o segundo maior evento do setor cibernético no mundo, reunindo mais de 15.000 participantes, 170 palestrantes, 160 delegações de mais de 80 países diferentes e mais de 200 empresas, startups e organizações.

O principal foco da Cybertech foi a criação de oportunidades de negócios e networking, além de formar novas alianças a partir de uma ampla gama de setores - incluindo governo, indústria e academia. Durante o evento, o presidente da Anatel participou do painel intitulado “5G e Comunicações: Uma perspectiva internacional”, ao lado de Jeremy Godfrey, diretor da Comissão de Regulação das Comunicações da República da Irlanda (ComReg), do representante da Ministra de Comunicações de Gana e do representante da Secretária de Estado do Governo da Romênia. Em sua fala, o presidente salientou a importância de fortalecer a infraestrutura de telecomunicações para possibilitar o desenvolvimento de novas aplicações, mas também para garantir o transporte de dados. Destacou, ainda, a importância de que exista o compartilhamento de infraestrutura e o uso de satélites para conectar áreas remotas.

Adicionalmente, o presidente participou de mesa redonda que discutiu os desafios para a introdução do 5G no novo ecossistema digital. Os trabalhos foram abertos pelo diretor geral do Ministério das Comunicações de Israel, Nati Cohen e, pela diretora do Bureau de Desenvolvimento das Telecomunicações da UIT, Doreen Bogdan-Martin. A discussão foi mediada por Amy Jordan, do World Economic Forum (WEF), e contou com a participação de representantes de alto-nível da República da Irlanda, Alemanha, Chipre, Portugal, Lituânia, Grécia, Ruanda e Israel.

No dia 27 de janeiro, na cidade de Jerusalém, a delegação realizou reuniões bilaterais com dois órgãos de governo de Israel, quais sejam o Ministério de Comunicações e a Autoridade Nacional de Inovação. Dentre outros temas, foi apresentado o programa nacional de Israel para a transformação digital, fomento à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, além de uma robusta agenda de segurança. Foi assinada uma Carta de Intenções (Letter of Understanding) entre o diretor geral do Ministério das Comunicações e o presidente da Anatel. O documento reconhece a importância de se estabelecer canais de troca de informação entre países para promoção de ações de cooperação, sinalizando o desígnio de se assinar Memorando de Entendimento entre os dois países sobre telecomunicações em um futuro próximo.

No mesmo dia, foi realizada ainda uma série de visitas a empresas, startups e instituições locais que se destacam no uso de novas tecnologias, Internet das Coisas (IoT), veículos autônomos, soluções em segurança e em privacidade dados, dentre outros.

Ademais, por ocasião da participação do presidente Leonardo de Morais no evento, pretende-se que seja realizada a assinatura de Memorando de Entendimento (MdE) entre a Anatel e a contraparte israelense, Ministério das Comunicações de Israel, com vistas a estabelecer um protocolo de cooperação bilateral e intercâmbio de informações, sobretudo em temas relacionados a segurança cibernética, dentre outros.

registrado em: