Ir direto para menu de acessibilidade.
> Página inicial > Relações Internacionais


Relações Internacionais

Publicado: Quinta, 22 de Janeiro de 2015, 16h57 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 10h30 | Acessos: 23299

Sob a coordenação do Poder Executivo, a Anatel tem a competência de representar o Brasil em organismos internacionais de telecomunicações, tais como: União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada da ONU; a Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), organismo da Organização dos Estados Americanos; a Organização Internacional de Satélites de Telecomunicações (ITSO); e a Organização Internacional de Satélites Móveis (IMSO).

A Agência também tem o papel de promover a interação com diversos governos e órgãos reguladores de telecomunicações de outros países. Com vistas à troca de experiências e à consecução de objetivos comuns, periodicamente, são realizados encontros com os países que compõem o Mercosul, por meio do Subgrupo de Trabalho 1 - Comunicações (SGT-1).

Além disso, a Anatel defende os interesses brasileiros em outras entidades e associações , como a Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann), a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Foro Latino Americano de Entes Reguladores (Regulatel) e a Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP (Arctel-CPLP).

A atuação em todos esses foros internacionais contribui para o desenvolvimento da regulação setorial nacional e para o posicionamento da política externa brasileira. Para tanto, a Agência criou as Comissões Brasileiras de Comunicação (CBCs), que debatem questões técnicas relacionadas às telecomunicações com o intuito de reunir sugestões, esclarecer conceitos e consolidar propostas que orientem as posições do País no cenário internacional.

As Comissões Brasileiras de Comunicação são abertas à sociedade. Para participar das discussões e reuniões, preencha o formulário de inscrição

As atividades de escopo internacional as relações da Anatel com organizações internacionais, administrações e instituições estrangeiras são coordenadas pela Assessoria Internacional.

 

Nós protegemos seus dados

Saiba como usamos seus dados em nosso Aviso de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade da Anatel.