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Telefone de Uso Público (Orelhão)

Publicado: Quarta, 11 de Fevereiro de 2015, 17h52 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 09h55 | Acessos: 19538

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A prestação do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC (Telefonia Fixa) por meio de acessos coletivos é feita através dos Telefones de Uso Público – TUP (Orelhões) e é disciplinado pelo Regulamento do Telefone de Uso Público do Serviço Telefônico Fixo Comutado, aprovado pela Resolução n.º 638, de 26/06/2014.

Sistema Fique Ligado

Fique Ligado é um sistema que disponibiliza dados relevantes sobre o setor de telecomunicações em um ambiente que alia interface gráfica a mapas digitais, sendo possível obter informações como a quantidade de orelhões instalados em cada estado e município. Também é possível consultar, por meio do sistema as características operacionais de cada aparelho, como número de acesso, localização e status de funcionamento.

O Fique Ligado também pode ser acessado a partir do site da Anatel, a partir do seguinte caminho:

Setor Regulado – Universalização e Ampliação do Acesso – Telefone de Uso Público – Sistema Fique Ligado (localizado ao lado direito da tela). 

  

Disponibilidade por Operadora - Gráfico Consolidado

 

 


Informação sobre a planta dos Telefones de Uso Público – TUP (orelhões) em território nacional 

Informações Consolidadas 

Informações por Município/Localidade 

 

Material de Leitura 

Cartilha Anatel

 

Procedimento de Acompanhamento e Controle (PAC) 

Os processos administrativos de acompanhamento das obrigações das operadoras se encontram no Sistema Eletrônico de Informações (SEI): 

Grupo Oi – Processo n.º 53500.010016/2014-60


Como agir no caso de orelhão inoperante

Em caso de mau funcionamento dos telefones públicos qualquer pessoa pode solicitar seu reparo por meio de contato junto a Concessionária, que por sua vez, tem que proceder à sua correção nos prazos estipulados pela regulamentação.

Nesses casos deve ser anotado e guardado o protocolo de atendimento fornecido pela emprea.

Caso a reclamação não seja atendida no prazo, o consumidor deve entrar em contato com a Anatel por meio de um de seus canais de relacionamento com os consumidores:

  • Central de Atendimento Telefônico (gratuito): 1331 ou 1332 (deficientes auditivos); 
  • Internet: site da da Anatel – Registrar Reclamação
  • Presencialmente: Salas do Cidadão existentes em todas as unidades da Anatel nas capitais.

 


Centrais de Atendimento das Operadoras:

Algar: 103 12
Oi: 0-800-648-1118
Sercomtel: 103 43 ou 0-800-400-0430
Vivo: 0-800-771-0105