Ir direto para menu de acessibilidade.
> Regulado > Pequenos Satélites


Pequenos Satélites Radioamadores

Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 18h12 | Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2020, 13h19 | Acessos: 1410

Os pequenos satélites são, de acordo com o entendimento da União Internacional de Telecomunicações (UIT), aqueles com dimensões e peso reduzidos e que se destinam, em geral, a missões de curta duração. O uso de tais satélites é autorizado no âmbito da Anatel seguindo os mesmos procedimentos aplicáveis aos demais satélites, diferenciando em função do serviço de radiocomunicação associado.

Ilustração de pequeno satélite em órbita

Quanto às faixas de frequências, a exploração de satélites deve ser realizada somente naquelas atribuídas a serviços por satélite e destinadas a serviços compatíveis com as aplicações que se deseja desenvolver.

No que se refere a pequenos satélites (por exemplo, cubesats), caso utilizem as faixas do serviço de radioamador, devem ser destinados ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por radioamadores devidamente autorizados, e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial. Para atender a essa demanda, a Anatel criou um Manual contendo informações e instruções para cumprimento dos procedimentos regulatórios.

Acesse os formulários necessários para requerer a submissão de redes de satélite à UIT.

registrado em: