Ir direto para menu de acessibilidade.
> Regulado > Redes de Satélites


Redes de Satélites

Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 14h30 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 14h30 | Acessos: 470

As redes de satélites (ou filings de redes de satélites) são os registros, no âmbito da União Internacional de Telecomunicações (UIT), dos projetos técnicos referentes a sistemas de comunicação via satélite que se pretende implementar, necessários para se obter o reconhecimento internacional do direito de uso de tais recursos. Antes de um sistema de comunicação via satélite fazer uso dos recursos de órbita e espectro necessários para sua implementação, faz-se necessária a submissão de um filing de rede de satélites, para a UIT, detalhando parâmetros técnicos relativos aos recursos que se pretende usufruir.

A Anatel é a responsável pela gestão e submissão dos filings de redes de satélites brasileiras para a UIT. Satélites associados a filings de redes de satélites brasileiros são considerados satélites brasileiros. Caso determinada operadora de satélites deseje implementar um satélite brasileiro, deve seguir os trâmites necessários para submeter à UIT um filing de rede de satélite brasileira.

As regras internacionais que governam o uso do espectro eletromagnético pelos satélites estão incluídas no Regulamento das Rádio da União Internacional de Telecomunicações, um tratado internacional do qual o Brasil é signatário. A Anatel apoia operadoras de satélite novas e estabelecidas para realizar seus projetos em todas as etapas do processo da UIT.

registrado em: